Os momentos e ambientes onde usamos roupas de banho são geralmente momentos de descontração e relaxamento, e queremos que nossos biquínis sejam sempre coloridos e com cara de novos não é mesmo?! Com alguns cuidados simples podemos evitar que eles desbotem, amarelem ou deformem, durando muito mais tempo! Confira nossas dicas:
Ao Lavar – Coloridos
- Lave logo após o uso. Ficar muito tempo com elas molhadas no corpo, além de danificar o tecido, também pode trazer riscos à saúde.
- Se você usou na praia, provavelmente carregou areia junto. Deixe de molho em água por alguns instantes e enxágue com água corrente para que saiam todos os grãos.
- E nada de máquina nem sabão em pó, viu? Os biquínis devem ser sempre lavados a mão com água fria e algum detergente neutro ou sabão líquido bem delicado. Enxágue bem para que não sobre nenhum resíduo de produto.
Evite deixar de molho pra não manchar e ao invés de torcer, esprema delicadamente. - Peças que possuem aviamento removível, o ideal é tirar da peça antes de lavar e passar por água corrente para tirar o sal e cloro.
- Peças com aviamento fixos, não devem ter contato com nenhum produto químico, somente água corrente.
- Peças de crochês ou com bordados pedem um cuidado e delicadeza maiores na lavagem e torção.
Ao Lavar – Brancos/ Claros
- Cuidado com o excesso de protetor na pele: passe os produtos a uma distância segura do tecido para evitar manchas. Todas as cores, principalmente os biquínis brancos tendem a ficar manchados ou amarelados com o tempo. A causa disso é a exposição à luz e produtos para a pele. Prefira tecidos com proteção solar que já cumprem o trabalho de proteger a pele onde cobrem e mantenha uma distância segura dos cremes ao passar, certo?
Ao Secar
- O prendedor de roupa deve ser colocado próximo as costuras ou alças para evitar que o tecido fique marcado. Para não desbotar, a dica é secar à sombra, evitando a secagem em máquina e JAMAIS passar o ferro!
Ao Guardar
- Certifique-se que as peças estejam totalmente secas e sem nenhum resquício de umidade. Isso evita a proliferação de bactérias e fungos, deixando o mofo bem longe. Guarde de forma que não fiquem esticados nem com o bojo dobrado, assim ficarão no formato que você guardou, sem deformar.
Ao Sol
- Assim como prejudicar a pele, excesso de sol promove o desbotamento do tecido. Não exagere no tempo de exposição e procure pegar sol nos horários mais frescos.
Na Areia
- Tome cuidado: superfícies ásperas como pedras ou areia podem rasgar ou danificar a peça.
Na piscina
- A grande maioria das piscinas possuem cloro para desintoxicação. Essa substância pode é o principal agressor do elastano, além de alterar a cor e diminuir a vida útil da peça se ficar na água por um período prolongado.
Quer ver na prática? Dá só uma olhada no vídeo que fizemos pra demonstrar:
Com essas dicas simples você está preparada pra cuidar dos seus maiôs e biquínis. Escolha o modelo que mais combina com o seu corpo e garanta os seus!