Sustentabilidade está em alta! Você já ouvir falar sobre ela e ficou sabendo que existem diversos aspectos de estilo de vida que envolvem esse conceito, como alimentação, cosméticos, moradia e etc? Dela surge também o que também não poderia faltar: a moda sustentável. Esse movimento importante vem pra influenciar o mundo fashion na forma com que nos vestimos e como escolhemos as peças. Confira neste post mais detalhes sobre essa conscientização global e qual a contribuição da Dal Costa Moda Praia:
O que é Moda Sustentável?
Redução de poluentes e humanidade na produção: é essa a busca da moda sustentável. Isso estimula o consumo de peças que não prejudiquem a natureza! Simples, mas importante não é mesmo? A produção desenfreada e alto consumo de materiais nocivos contribuem para a degradação da Natureza em forma de mudanças climáticas, poluição de rios e mares e por aí vai. Esse equilíbrio entre moda e proteção dos recursos naturais é uma forma de lutar contra isso.
História – Como a Moda Sustentável Surgiu?
Após a revolução industrial, a produção de roupas passou a ser muito mais rápida e barata pro consumidor final. Com o passar do tempo, essa fabricação foi transferida para países de terceiro mundo, onde a mão de obra é mais barata e não regulamentada. O salário de um trabalhador da indústria têxtil em um país como esse, é de cerca de 2 a 3 dólares ao dia.
O modelo de moda rápida, chamado de ‘fast fashion’ ganhou força nos anos 90 quando as lojas passaram a oferecer praticamente toda a semana uma nova coleção a preços baixos. Em 2015 o consumo da indústria têxtil chegou a aproximadamente 73 milhões de toneladas, e a probabilidade de crescimento é de 4% ao ano até 2025. Desse total apenas 20% dos tecidos são reciclados.
Para reverter essa situação, a produção de moda deve ser feita com um pensamento Eco Fashion, onde é feita de forma consciente com foco em novas tecnologias.
Tecidos sustentáveis na Dal Costa
O algodão além de reciclável é biodegradável. Entretanto, o poliéster e o nylon que são materiais sintéticos comuns na fabricação de moda praia podem até ser reciclados, mas não são biodegradáveis. Isso gera uma necessidade de tecidos eco-friendly, além de um estilo de produção mais humano para os trabalhadores envolvidos.
A produção a Dal Costa sempre se manteve de fora humana e digna como você pode conferir neste post sobre os 31 Anos de História. Isso inclui uma preocupação nas escolha dos fornecedores de toda a matéria prima. Sempre ligada nas mais novas tecnologias do mercado e preocupada com o meio ambiente, adotou o artigo de malharia Light -(CO²) de Nylon Biodegradável para os biquínis e maiôs, com uma tecnologia pioneira nascida no Brasil! A formulação do fio foi aprimorada para permitir que roupas feitas a partir dele se decomponham rapidamente após o descarte em ambiente anaeróbico como os encontrados nos aterros sanitários e em menos de 3 anos já está totalmente decomposto. Além disso, a estrutura desse tecido é elastizada e proporciona conforto extremo no toque com a pele, não possui nenhum produto tóxico e ainda oferece fator de proteção UV 50+!
Já para os vestidos, calças e saídas de praia é utilizado uma malha compacta produzida com elastano e microfibra de Nylon também biodegradável. Esse tecido também se decompõe totalmente em menos de 3 anos, e é produzido com um fio de nylon microfilamento 30 vezes mais fino que um fio de cabelo. Isso o torna extremamente suave, macio e flexível no corpo. Além disso, é livre de produtos tóxicos, possui proteção UV 50+ e ótima capacidade de absorver fluidos corporais.
Moda sustentável é unir o útil ao agradável: produtos de extrema qualidade e consciência. O que era considerado uma tendência tem se provado essencial e ganha cada vez mais espaço nas nossas vidas. Em busca de uma sociedade mais justa e da preservação da natureza, a Dal Costa fez uma verdadeira transformação em uma linha de produtos para buscar mais equilíbrio. Afinal, ele é tudo, né?