A Dal Costa comemora em 16 de agosto de 2018 seus 31 anos de história! Seu percurso é marcado por muita inovação, trabalho, dedicação e sucessos que valem a pena ser contatos. Pra você conhecer melhor essa trajetória, conheça algumas dessas histórias e curiosidades sobre a marca:
– O início de tudo: vestidos de noiva!
A fundadora Maristela Pereira começou seu negócio no ramo da moda fazendo locação de vestidos de noiva e depois resolveu mudar de segmento, partindo pra malharia infantil. Observando uma grande oportunidade de mercado e demanda na pequena Ilhota, começou a produzir moda praia.
– Empreendedorismo sem limites
Um ano depois da criação da confecção de moda praia da Maristela, sua mãe, Nilva Jasper, assumiu a empresa em seus plenos 50 anos. Muitas pessoas achariam que “seu tempo já passou” nessa idade e não se arriscariam a mudar de vida ou a assumir novas responsabilidades. Com muita garra e competência, Nilva trabalhou executando diversas funções como cortar os tecidos, coordenar todas as costureiras, dentre outras atividades. Todas as suas três filhas, Márcia, Maristela e Marisa contribuíram durante o percurso para o desenvolvimento do negócio.
– A casa que virou loja
Depois que Nilva assumiu a marca, a empresa foi trazida para sua casa que foi sendo adaptada para a confecção. No primeiro ano, aconteciam apenas vendas externas, a varanda da casa foi fechada para abrir mais espaço para o trabalho, e com o aumento da demanda, surgiu a ideia de abrir um ponto de venda ali mesmo, mas como e onde? Destinaram então os dois quartos da frente da casa para a reforma e transformação da loja. A empresa foi se adaptando no espaço domiciliar assim como diversas lojas que surgiram posteriormente na região.
– Coleções e conjuntos, o que é isso?
No princípio, os pontos de venda como no Shopping Andorinha de Itapema, as vendas eram feitas em cestos de peças avulsas, a qualidade era reconhecida e as vendas bombaram. O desenvolvimento de conjuntos, coleções temáticas e pesquisa de tendências surgiram alguns anos mais tarde.
– Agência de uma pessoa só
Fotos, catálogos, moldes, desenhos, compras e escolha de tecido. Todas essas funções criativas foram por diversos anos executadas pela Maristela. Sua neta era a modelo e quando havia necessidade de uma sessão de fotos, fechavam um só carro pra alguma das belas praias Catarinenses pra passar um fim de semana registrando novas coleções.
– De onde vinham as ideias?
Maristela, a mente criativa por trás da comunicação dos primeiros anos, conta que suas ideias para novos modelos de peças de moda praia vinham no momento do relaxamento logo antes de dormir, fechava os olhos, a inspiração vinha à tona e ela corria pra registrá-las em seu computador. No dia seguinte botava tudo em prática.
– Um negócio familiar que transformou toda a cidade
Antes da Dal Costa nascer, não existiam nem muitos restaurantes nem lojas além do comércio local em Ilhota. O segmento moda praia no modelo doméstico-familiar deu tão certo que inspirou outros empreendedores, se proliferou pela cidade e com o passar dos anos tornou-se o polo que é hoje. Muitas costureiras de Blumenau foram absorvidas à indústria crescente de Ilhota, e com todo o desenvolvimento da região a mão de obra ficou escassa novamente tempos depois. Surgiu uma associação comercial e a prefeitura criou cursos profissionalizantes gratuitos que iam de talhador, mecânico de máquina de costura, modelista e costura para fomentar e atender a demanda da cidade.
O restaurante Dal Costa criado pela Aline, neta de Nilva e Filha da Márcia, formada em gastronomia e adepta a uma alimentação saudável, é voltado para atender os visitantes, que até então tinham poucas opções de alimentação.
– O Parquinho
A ideia do parquinho ao lado da loja foi uma iniciativa do marido de Nilva, Marcos Jasper Pereira que viu uma necessidade de entreter os pais e crianças enquanto as mulheres ficavam à vontade para escolher o biquíni perfeito pra elas.
Sempre em uma busca constante por melhoria, novas tecnologias e inovação e qualidade em tudo o que faz, a Dal Costa é pioneira no segmento de moda praia no polo têxtil que é Ilhota atualmente.
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