A chegada do frio traz além de novas frutas da estação, roupas aconchegantes e pratos ideais para aquecer o corpo, dias mais curtos e sol menos intenso. Nossa principal fonte de vitamina D é o sol – a radiação ultravioleta B da luz solar pode ser sintetizada pela vitamina D3 (a forma ativa da vitamina D), quando exposta na pele. Essa vitamina regula diversas funções e órgãos do organismo, sendo importantíssima para o equilíbrio e saúde humana. Com a escuridão descendo antes de sairmos do escritório todos os dias, obter vitamina D suficiente pode ser um desafio. Então como manter a Vitamina D no inverno?
Tome quanto sol for possível
O ideal é tomar de 20 a 30 minutos antes das 10 da manhã e depois da 16 da tarde. Mas em especial no outono e inverno, a luz é menos agressiva e duradoura, sendo qualquer horário válido de ser aproveitado para um banho de sol.
Só tem disponível o intervalo do almoço do trabalho? Experimente conversar em um banco externo com seus colegas nesse tempo disponível. Mesmo com roupas quentes e fechadas, procure expor rosto, pescoço, mãos, antebraço ou canelas pra aproveitar a produção da vitamina. Se o seu caso for tempo disponível ou trabalho remoto, circunstâncias com mais possibilidade de tomar banho de sol, apenas tome cuidado com excessos. Equilíbrio sempre.
Um detalhe: as pessoas com pele escura, como negras, mulatas e pardas precisarão gastar mais tempo ao sol para produzir a mesma quantidade de vitamina D.
Consuma alimentos com alta concentração de vitamina D
Normalmente apenas 20% da fonte dessa substância é absorvida através da alimentação. Porém, selecionando os alimentos com maiores concentrações aumentará essa taxa e compensará em partes a falta de sol.
São ricos em vitamina D, por exemplo: peixes como atum e sardinha, cogumelos, queijos, iogurtes, fígado bovino e manteiga. O ideal é consultar um nutricionista para saber a quantidade individual necessária. 😉
Suplementação
Em casos de maior deficiência, é possível recorrer a suplementação, geralmente com cápsulas de óleos. Solicite um exame de sangue e consulte um profissional da saúde para orientação adequada. Essa alternativa possibilita uma restauração mas rápida dos níveis ideais, devolvendo seu bem estar em algumas semanas. Só depois do tratamento não se esqueça de tomar os cuidados necessários para se manter bem: pegue sol e alimente-se bem!
Grande parte da população, mesmo no verão, não pega sol o suficiente. Os sintomas da falta da vitamina como fraqueza muscular, perda de equilíbrio, e disfunções diversas são percebidos apenas a longo prazo, portanto procure sempre tomar esses cuidados para evitar essas complicações. Nesse outono e inverno curta o frio e valorize a luz do sol!
Leia também:
– O Que É Nutrição Funcional E Como Usá-la A Seu Favor | Pela Nutri Suellen Lorenci
– As Melhores Bebidas Para Manter A Saúde E Beleza