fbpx
Estilo de Vida

6 Influências da Música no Nosso Comportamento Que Você Não Conhecia

A música desempenha um papel importante na cultura humana, tanto no passado quanto no presente. Todas as pessoas ao redor do mundo respondem à música de maneira universal, e hoje a ciência consegue medir cada vez melhor como ela afeta o cérebro. As evidências indicam que os ritmos ativam todas as partes conhecidas do cérebro, e tanto ouvir quanto tocar podem te deixar mais inteligente, mais feliz, mais saudável e mais produtivos em todas as fases da vida. Descubra a seguir as 6 influências da música no nosso comportamento que você não conhecia:

 

1) O tempo passa de forma diferente

O que existe em comum entre o telemarketing, consultórios e demais estabelecimentos com salas de espera? Todos possuem músicas de fundo para reduzir o estresse da espera e entreter as pessoas que estão aguardando. A impressão é que estão lá menos tempo do que realmente estão! Nesses casos a música serve como uma distração. Como o cérebro possui uma capacidade limitada de recebimento de informações, é provável que acabemos prestando mais atenção à música do que ao movimento dos ponteiros do relógio.

Mas o contrário também pode acontecer: Ouvir música e realizar uma tarefa importante simultaneamente pode ocupar mais “processamento” e fazer com que a pessoa tenha a impressão de que o tempo passou mais rápido.

E cuidado ao ouvir músicas que você não gosta enquanto espera alguém. Três minutos podem virar 30 na sua cabeça. Esteja sempre com fones, baterias e uma boa playlist à mão!

 

2) Exercício e as músicas certas: energia na certa!

Não é à toa que em toda academia toca um batidão super animado. A música ajuda os atletas e praticantes no geral a terem um desempenho melhor segurando pesos por mais tempo, reduzindo o consumo de oxigênio e concluindo corridas em menos tempo. Além de acelerar o ritmo cardíaco, conforme citado no tópico anterior, a melodia distrai, diminuindo a percepção da dor das repetições ou de quantos quilômetros ainda precisam ser percorridos.

Mas os benefícios não acabam por aí. A música também ajuda a sincronizar o exercício com o tempo musical. Dessa forma, atletas não perdem tanto tempo e esforço aumentando ou diminuindo a performance de acordo com o próprio ritmo.

 

3) Cantando e Aprendendo

cantando-musica-infuencia

 

Um estudo publicado na revista Memory & Cognition, em 2014 concluiu que pessoas que cantam palavras estrangeiras se saem melhor em testes de do que pessoas que apenas que lêem.

Cantar as letras no chuveiro pode ajudar a praticar e fixar um novo idioma que você esteja a tentando aprender! Bote pra fora seus hits gringos sem medo de ser feliz e ainda aprenda com isso 😉

 

4) Comunicação e Socialização

Pesquisas chegaram à conclusão de que estudantes de música conseguem expressar melhor suas emoções, além de reconhecer o estado emocional de outras pessoas com mais sensibilidade, analisando por exemplo o tom de voz da pessoa que estiver falando. Eles também conseguem prestar mais atenção em conversas em ambientes barulhentos.

Quanto mais cedo mais tempo de estudo de um instrumento musical, maior a probabilidade da pessoa se tornar desenvolver uma boa capacidade de se comunicar com os outros.

 

5) Sommelier de música?

Influencia da música no vinho

Alguns estilos despertam o desejo por certas bebidas. Por Exemplo:

Música clássica faz com que os clientes peçam vinhos mais caros, já que se deixam levar pela ideia de sofisticação e riqueza que circunda as obras de Mozart e outros compositores.

Além disso, outros estudos indicam que a música ambiente também altera o sabor do vinho. Dependendo da canção que está tocando, a bebida pode parecer mais refrescante ou mais doce do que o normal.

 

6) Desce mais uma, garçom!

Além de influenciar no consumo de vinhos, músicas agitadas e com batidas fortes fazem com que as pessoas percam o bom senso e consumam mais álcool em bares e boates.

Mas quando o assunto são os restaurantes, as músicas calmas é que fazem os clientes pedir uma dose extra pelo relaxamento e embalo da conversa.

 

Os sons e ritmos nos acompanha em diversos lugares, humores e momento da vida. E quem não curte uma boa seleção musical? A equipe Dal Costa preparou duas playlists repletas do que há de melhor na música brasileira. Confira, aprecie e divista-se!

 

Leia mais:
Com Palestras e Compartilhamento de Ideias, O Negócio da Moda Movimentou o Mercado do Segmento na Região
Descubra que Fazer em Ilhota!
Como São os Bastidores de Uma Campanha de Moda Praia?

COMPARTILHAR
Post anterior
Com palestras e compartilhamento de ideias, O Negócio Da Moda movimentou mercado do segmento na região
Próximo post
Como Nasceu a Oktoberfest de Blumenau e o Que Você Encontra na Festa

Leia também…

Nenhum conteúdo relacionado

Leia também…

Nenhum conteúdo relacionado