fbpx
Estilo de Vida

10 brincadeiras de páscoa para fazer em casa com a família

Quarentena, crianças em casa, páscoa chegando, tempo e energia de sobra. Haja criatividade para mantê-las entretidas!

Ainda não há previsão de retorno das atividades escolares e é cada vez mais comum os pequenos passarem muitas horas por dia em frente às telas. Mas sabia que a prática de atividades manuais ajuda e muito no desenvolvimento psicomotor, estimula a criatividade e a concentração, permite que os pequenos se expressem e incentiva as relações interpessoais?

Para ajudar os pais nesta missão, a Dal Costa selecionou 10 brincadeiras que irão divertir e preencher o tempo da criançada nesta páscoa.

Rabo no coelho

Peça para desenharem um coelhinho e cole-o na parede. Coloque uma fita adesiva numa bola de algodão de modo que possa grudar no desenho. Cubra os olhos da criança e gire-a um pouco para não saber em que direção da casa está. Depois vá dando dicas até que ela consiga colar o rabo do coelho no lugar correto.

Caça aos ovos

Esta é a brincadeira mais tradicional no dia de páscoa. A missão é descobrir onde estão os ovos de chocolate. Somente depois de encontrar o esconderijo de todos, a família inteira pode aproveitar todos os presentes trazidos pelo coelhinho.

Pintar cascas de ovos

Esta é outra brincadeira comum nesta época do ano. Com cuidado, quebre o fundo da casca dos ovos – e tire o conteúdo deles. Lave as cascas e coloque-as para secar. Com tinta guache e pincel, basta deixar a criatividade fluir. Depois de secos, que tal a família montar a própria osterbaum, que é a famosa árvore de páscoa?

Coelho bagunceiro

A família toda pode participar. A criança desenha um coelho e acessórios para enfeitar e deixá-lo bem bonito. Solte a imaginação. Faca óculos, sapatos, blusa, cachecol… cole o desenho na parede e esconda as partes desenhadas pela casa. A criança precisa encontrar todas as peças para vestir o coelho.

Coelho Detetive

Difícil alguém querer ficar de fora. Todos devem estar em torno da mesa com muitos bombons. Escreva em vários pedaços de papel os nomes de animais, sendo que um deles deve ser o coelho. Estes papéis devem ser dobrados, misturados e distribuídos. Cada jogador recebe um. O “coelho” deve piscar para os demais jogadores discretamente. Cada um que receber a piscadela, come um bombom e sai do jogo. Quem descobrir a verdadeira identidade do coelhinho, vence.

Pinhata de Páscoa

Faz uma lambança, mas é muito divertido. Encha um balão de ar e cubra-o com pedaços de jornal ou papel higiênico e cola branca. Deixe secar. Estoure o balão e restará um “ovo” de papel. Peça para as crianças pintarem e recheie com muitos doces. Pendure o ovo no teto com um barbante. É preciso acertá-lo para que o ovo se desfaça e todo chocolate caia no chão.

Careta de chocolate

Cada jogador deve colocar um pedaço de chocolate na testa. Sem deixar cair ou usar as mãos, é preciso conduzir o doce até a boca. Quem conseguir, vence!

Quebra-cabeça diferente

Peça para as crianças desenharem várias orelhas, olhos e focinhos. Todos devem ser diferentes. Também é preciso desenhar o contorno do rosto do coelho. Aí é só se divertir, montando vários coelhinhos diferentes com tantas combinações.

Decore a casa

Desenhem muitos ovos bem coloridos. Depois eles devem recortá-los para colar em pedaços de barbante de maneira que fiquem como bandeirolas, tipo de festa junina, sabe? Depois pendure pela casa, criando uma decoração diferente e divertida.

Encontre o ovo dourado

Sabe a brincadeira de pintar os ovos? Depois que a criançada já tiver colorido várias casquinhas, peça para que pintem uma delas com tinta dourada – ou outra cor que se destaque. Espalhe-os pela casa. Quem encontrar o ovo dourado é o vencedor!

 

Quais dessas brincadeiras fizeram parte da sua infância? Agora é hora de experimentar com a turma aí de casa. A diversão é garantida, além de criar boas lembranças com a família.

COMPARTILHAR
Post anterior
Como Proteger a Si e Aos Outros do COVID-19, e O Que Ele Traz de Bom!
Próximo post
Home office com os filhos: é possível manter a produtividade?

Leia também…

Nenhum conteúdo relacionado

Leia também…

Nenhum conteúdo relacionado